04 setembro 2006

praias

Agora que a época de praia por excelência se aproxima do fim - ainda que a praia seja boa todo o ano - pus-me aqui a reflectir sobre o que faz de uma simples praia 'a praia'.
Todos já tivemos experiências melhores e piores no que toca ao molhar o pezinho na água salgada. Eu própria, este ano, tive uma inesquecível (pela negativa), como se poderão recordar. Se aquilo que define uma boa praia varia de pessoa para pessoa, já que há quem goste de ondas para surfar e há quem goste de dunas para namorar, como ainda quem goste de gente para se mostrar em quem goste de areais desertos para se perder, acho que todos encontram a sua praia como quem se apaixona. Chega-se lá, o mar inunda-nos os olhos até nos sentirmos a explodir com aquele exagero de azul e toda a envolvente parece única. Estava ali à nossa espera. E espera-nos sempre até regressarmos.
A minha praia é a mais bonita do mundo, claro ;). É interminável e termina numa baía com pequenas rochas, depois de quilómetros de areia dourada. Tem uma falésia branca, amarela e vermelha, do topo da qual espreitam pinheiros mansos e ninhos de abelharucos. Cá em baixo, ouve-se as cigarras e as ondinhas minúsculas a chamar por mim. E eu lá vou, quando posso, sempre menos do que gostaria.
Isto tudo porque ontem fui a uma praia ranhosa. Caramba, que desilusão! Em vez de mar, nevoeiro. Em vez de areia, gravilha. Mas também é a praia de alguém. Que lhe faça bom proveito!

1 comentário:

Sara MM disse...

ok... até pode ser...
mas aépoca de praia está próxima do começo!!!!!
é tão bom ir a praias desertas... passear com muita roupa... vestir o fato 4/3 a bater o dente... sair da água sem sentir os és... entrar em mar
bravo gelado, e sem OIiiiss!

:oD

mas eu ADORO o verão e praias que são boas no verão tb!!

e pro ano há mais... e melhor :o)

bjss*2