22 abril 2009

onde acaba o critério e começa a esquisitice

Visto que tudo é relativo e que as opiniões que formamos sobre as outras pessoas são sempre baseadas na nossa própria experiência, é um bocado difícil julgar se somos ou não pessoas esquisitas. Quando digo esquisitas, não estou a falar de usar penteados pouco ortodoxos ou de ouvir qualquer tipo de música que não a comercial (senão isto incluía a Inesa, e a Inesa não é uma pessoa esquisita. Pronto, é só um bocadinho). Estou a falar daquelas pessoas que, confrontadas com algo de novo, com uma escolha, com um pedido de opinião, têm tendência a responder: "Hummm... Talvez, mas... Não sei se gosto muito", ou simplesmente: "Gostos não se discutem mas eu acho isso horrível".
O que é mais engraçado é que a maioria dos esquisitos que conheço não se considera esquisito. Eu não me considero esquisita (mas acho que devo ser). Mas aqueles a quem chamei de pouco criteriosos olham para mim com um ar fatalista como se os tivesse acusado de ter começado a II Guerra Mundial.
Ser esquisito é socialmente pouco simpático. Ser pouco criterioso é ser boa onda mas parece que fica mal. Acho isso um disparate porque, sinceramente, deve ser óptimo gostar de qualquer tipo de comida, de música, de cinema. Deve ser bonito ver o mundo como se fosse Verão todos os dias. Se houvesse um comprimido para ser assim, eu tomava (ah, se calhar é isso que faz o Prozac).

5 comentários:

Ana disse...

Gostei do comentário em relação à Inês :D

Acho que sou esquisita... mas não em relação às minhas esquisitices...

Beijocas

Ana disse...

olá... deixei-te um miminho no meu blog

morgy disse...

Eu não sou esquista!!! Eu sei é exactamente aquilo que eu quero! :P

Vera Dias António disse...

Ou então fuma umas ganzas, que deve fazer o mesmo efeito, LOL!
Vamos lá a ver: nunca tinha pensado muito nisto mas agora que te li teci duas conclusões:
- Posso tender a ser pouco criteriosa;
- Outras vezes dá-me para a esquisitice.
Lembras-te que nos ensinaram para ter cuidados com as respostas com escala nos inquéritos pois, com números ímpares pode ser tendencioso, que todo o mundo aposta no do meio?!!! Pois, eu sou assim, estrago as estatísticas mas também, no meio é que está a virtude, não é!!! :)

Inesa disse...

Concordo que ser esquisito é socialmente pouco simpático mas admito que tenho em pouca conta as pessoas que "está tudo bem, gosto de tudo, faço como quiseres" porque são umas "maria-vai-com-as-outras", mas que são normalmente mais felizes, são! Os esquistos têm personalidade.
Pessoalmente, não acho que seja uma pessoa esquisita mas confesso que sou dada a esquisistices(e a música nem é das piores). Algumas são graves ao ponto de limitarem vários aspectos da minha vida. Mas tu conheces as minhas limitações melhor que ninguém...
Por outro lado, também consigo ser pouco criteriosa e algumas coisas. Poucas, é certo. Infelizmente.