18 novembro 2009

gripe A, vacina e gravidez

Este assunto já cansa mas estou a vivê-lo na primeira pessoa (do plural) e não posso assobiar e olhar para o lado. Não percebo nada de medicina. Percebo alguma coisa de estatística. Os média conseguem pegar em alguns casos e multiplicar a importância dos mesmos de uma forma exponencial. E os laboratórios têm todo o interesse em despachar o maior número de doses possíveis.
Quanto tempo passou e quantas pessoas se sujeitaram aos testes de segurança? Por que é que os EUA recusaram usar a vacina que se usa na Europa? Por que é que uma grávida não pode beber um copo de vinho sem que isso passe para o feto mas a vacina não afecta o feto? Não afecta um feto mas as crianças até aos 6 meses não devem ser vacinadas???
Não sei muitas coisas, é certo. Só sei que vou continuar a lavar as mãos semi-compulsivamente e, pelo menos nos próximos tempos, vacina não entra na minha asa.

5 comentários:

Bonecas disse...

Querida amiga Gralha... há quanto tempo... o meu trabalho já não me deixa tempo para blogar (como antes) mas envio-te daqui uma grande beijoka com saudades!!! Fiquei feliz por saber da tua gravidez e por cá por minha casa tb não entrarão vacinas... sou mto desconfiada tb...
Muitos felicidades para esse lado do mundo e um beijão especial para o Gustavo destas "amigas" do Algarve!
:-)
(Rita, Ema e Amélia)

Ana C. disse...

Gralha eu sinto-me a enlouquecer com tanta notícia contraditória. Quano a mim, estando grávida, já decidi que não vou arriscar.
Mas agora vem a pergunta: E a minha filhota de 3 anos?
Acabei de ler no blogue do Pediatra Mario Cordeiro que sim, que se devem vacinar.

Luna disse...

Eu vou estar incluida eu não a filha no grupo de vacinação 6 até 2 anos, não sei que fazer!se não vacino depois apanha atraves do irmão que anda na escola. Mas estou mais inclinada para o não vacinar!
bjkas

gralha disse...

Rita, que bom ter uma visita tua :) Beijinhos para as meninas do Algarve!
Ana C., realmente isto é de loucos... O Gustavo (2 anos e meio) também não vai ser vacinado mas ele está em casa comigo.
Luna, a única coisa que posso dizer é que, se o Gustavo ainda estivesse na creche, eu vacinava. Acho que aí há mesmo uma enorme probabilidade de contágio, que supera a dos riscos associados à vacina. Mas é sempre uma incógnita...

Vera Dias António disse...

Na 2.ª feira fomos ao médico que aconselha e me passou a declaração mas disse que a decisão é sempre nossa. Ele disse que no Hospital de Abrantes já estiveram 4 grávidas com gripe A das quais 3 não tiveram quaisquer problemas e uma teve pneumonia e com o barrigão respirava mal e optaram por antecipar o parto. Ainda não falei com o meu médico de família mas já ouvi dizer que não aconselha. Estando em casa de baixa e com os mais velhos ainda em casa não me parece que alguém vá ser vacinado.
Mas ainda faltam 2 meses, vamos andando, embora ele já me tenha mandado fazer a mala, LOL!
Beijinhos!