03 setembro 2013

acerca do 'custa-nos mais a nós do que a eles'

E o meu matulão a agarrar-se à t-shirt da escola antiga (que eu queria passar para o irmão), e a dizer que quer ficar com ela para sempre? Glup. Como é que se abraça um ser que já pesa mais de metade de nós e se explica que crescer é giro? Hoje caiu nele: vai para a escola primária e acabou-se o Jardim de Infância onde tudo era familiar e doce. Apesar da tranquilidade de sabê-lo colocado na pequenina escola de bairro que desejáramos, sei que vêm aí quatro anos de desconhecido. Filho grande, filho querido, é nestas alturas que espero ter conseguido encher o teu baldinho de auto-estima. Que saibas sempre que, apesar de todas as mudanças, serás sempre muito amado e respeitado exactamente como és. Vai correr bem, filho. Vai correr bem.

6 comentários:

Ana C. disse...

Aqui está a etapa que custa mais do que todas as outras: O salto para a Primária, para a escola a sério. Foi a primeira vez que vi a Alice nervosa. Na noite da véspera, acordou às 4 da manhã e não adormeceu mais.
Mas depois correu tudo bem :)

dona da mota disse...

Cá por casa tivémos uma entrada na primária o ano passado. Correu bem, ele é naturalmente calmo, já tinha 6 anos e meio, integrou-se e já vai para o 2.º ano, crescem tãããooo depressa...
Este ano, temos 2 estreias. O do meio vai para a primária e o caçula para o jardim... Muita emoção num só dia.
Eu posso parecer estranha mas não me custa, não me custa mesmo. Dá-me tanto prazer vê-los a atingir novas etapas, e é isso que lhes transmitimos, a maravilha do novo passo que estão a dar. Se calhar é porque sou meio esparvoada ou então não tenho consciência nenhuma. Mas eu acho que estando lá com eles naquele primeiro dia, e todos os restantes, transmitindo-lhes boas energias, acaba por ser fácil para todos.
O R. às vezes diz que eu até peco por lhes criar tantas expectativas boas, mas sou optimista, o que fazer?
Se bem o o do meio me preocupa um bocadinho. Vai entrar só com 5 anos, adora brincar, é o mais tímido, até se integrar... vamos ver.
O pequeno gosta tanto de fazer amigos que provavelmente me vai dizer: "Tchau, agora isto é uma cena minha, sim?! Baza!" Ou então vai chorar horrores, só para contrariar.
Seja como for, cá estaremos. Estou ansiooosaaaa!!!

gralha disse...

Ana C., e quando eles começarem a sair à noite??? AHHHHH!
dona da mota (também conhecida como a pessoa que já teve vais blogonomes do planeta, ou Vera), queria dizer que, de facto, às vezes custa-lhes mais a eles do que a nós. E isso é particularmente verdade quando se tem um menino doce, saudosista e sensível como o meu. Só não dará em poeta porque gosta mais de pontes e de arranha-céus.

InêsN disse...

Não são 4 anos de desconhecido...são umas semanas ;) depois ele fica a conhecer aquilo de trás para a frente! :)

dona da mota disse...

"a pessoa que já teve vais blogonomes do planeta". Ahahahahah
Ainda ontem pensava nisso. Há pessoas que "conheço" de há muito e que vão demorar a juntar as peças e chegar lá. Estou indecisa entre ter uma personalidade esquizofrénica ou ser uma pessoa multifacetada...

disse...

E passar pelas duas etapas em simultâneo! As saídas à noite e o jardim de infância :)